11 novembro, 2010

O conceito ininteligível

Acho que vou ser muito zoado por esse post, mas vamos lá: mulheres queridas do meu coração, todas as mulheres... O que RAIOS significa o conceito de "bonitinho" pra vocês? - Entenda-se aqui, e daqui por diante neste post, que quando me refiro ao"conceito de bonitinho" estou falando sobre aquelas situações onde a mulher perto de você olha para alguma coisa esdrúxula, esquisita, feia ou até mesmo nojenta, ou então simplesmente "não-bonita" e dá a ela adjetivos similares a "bonitinho", "fofinho", "guti-guti", "meiguinho", etc, etc.

Porque a pergunta? Simples! Algumas situações: 1- quando passa pela rua aquele cachorro feio que dói, cheio de sarna e berne, e faz um olhar pidão; 2- aquele rinoceronte de pelúcia roxo com cara de bunda da loja de R$ 1,99; 3- um filhote de gnu recém-parido; 4- qualquer coisa "não-bela" em miniatura; 5- uma atitude cafajeste ("Ele veio pedir desculpas! Ai, que bunitinho!"); 6- uma atitude romântica de um casal alheio ("Eles se beijaram! Que bonitinho!"); 7- um bebê arrotando; 8- pequenas flores pintadas na unha da amiga em lilás; 9- um filhote de poodle zonzo de sono, caindo no chão e levando susto; 10- qualquer chiuauha ou pinthcer; 11- uma joaninha amarela; 12- uma caveira com um coração desenhado; 13- um bicho qualquer comendo "que nem gente" (segurando a comida com as patas dianteiras); 14- uma criança imitando um adulto com a roupa ou os trejeitos; 15- uma criança contando algo sério, como "quelo ser bombeilo"; 16- uma criança errando o jeito de falar uma palavra; 17 - uma mini-caneta; e etc etc...

Vale ressaltar aqui que o conceito de bonitinho VARIA DEMAIS DE MULHER PARA MULHER - outro mistério. uma amiga bióloga achava larvas bonitinhas; outra, gótica, achava o Eddie (mascote do Iron Maiden) bonitinho; outra tinha fissura por sapos - de pelúcia e de verdade; e por aí vai. Tenho pra mim que muitos desses casos mais esdrúxulos são tentativas de algumas mulheres de dizer: "Viu? Não somos infantis e fresquinhas!" - mas não dá certo, porque TODA MULHER ACHA ALGUMA COISA "BONITINHA" - as que querem ser diferentes simplesmente escolhem coisas incomuns.

Para os homens isso é um mistério, especialmente em termos práticos. Qual a virtude que torna um cão sarnento bonitinho? Que fator faz com que um gnu não seja feio? O que no mundo pode fazer o tombo de um poodle ser "guti-guti"? Porque a compulsão por morder bebês?
Agora, a situação mais célebre é a dos bebês, e ela foi bem definida verbalmente pelo meu sábio pai: "A pessoa chega, olha o bebê na maternidade e diz: 'Que lindo!' LINDO? Aquele negócio careca, banguela, amarrotado e com cara de joelho?" Fora que toda criança, normalmente, é tida como bonitinha, faça o que fizer: se arrota, peida, se suja na lama, faz birra, é sempre a mesma reação: "Que bonitinha!". AFINAL, PORQUE CRIANÇAS, FILHOTES, RÉPLICAS EM MINIATURA E COISAS ASSIM SÃO SEMPRE BONITINHAS?

Não é que nós, homens, não tenhamos nenhuma ternura; confesso que eu mesmo já fui obrigado a me ver dizendo que meu sobrinho era bonitinho - um moleque te abraçando e segurando sua mão com aquela mãozinha, confiando em você... É tocante! Mas era o MEU sobrinho. O filho da moça que passa na rua não é bonitinho, mesmo tendo aqueles olhos azuis. O "damo-de-honra" do casamento da colega de faculdade não é bonitinho porque está de terno. Um morcego não é bonitinho porque está desenhado em miniatura - "oooh, tão pequititchuco!".

Senhoras e senhores, é simples: pra um homem, uma coisa bonitinha é algo com beleza estética, mas não em demasia - fusão da palavra bonito, que representa a beleza estética, com a terminação "inho", que representa pequeno ou pouco. Se eu digo que um trem de brinquedo é bonitinho é porque ele não é lindo nem grande. agora, um filhote de iguana NÃO é bonito, então não pode ser bonitinho também! Um cachorro judiado NÃO é bonito, então não pode ser bonitinho. Um tombo ou arroto de uma criança ou um filhote não é bonito nem agradável, então NÃO pode ser bonitinho.

E as variações linguísticas do "conceito de bonitinho" (guti-guti, fofuxo, tchutchuquinho, ai meu deuzu, etc, etc) são completamente desconhecidas - e algumas vezes vexatórias - para nós.
Bem, aí fica o protesto-desabafo e a pergunta nele implícita: PORQUE RAIOS VOCÊS, MULHERES, ACHAM COISAS FEIAS "BONITINHAS"?

9 comentários:

  1. cara eu to rindo demais, to ccurioso tbm! ahhaehaehaehahae

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu sou mulher e confesso que sua pergunta me intrigou. Nunca havia pensado nisso.
    Mas acho que nós, talvez, vejamos beleza não só no físico. Talvez um arroto infantil (hehe) seja 'bonitinho' porque vem de uma 'coisa bonitinha', que é uma criança. A beleza daquele gesto quando a criança arrota e faz uma cara engraçadinha, ou fica sem graça e pede desculpa. hehehe
    Sei lá. Talvez isso seja muuuuito 'gay' e nem tenha fundamento, mas é uma hipótese.

    abraço
    Débora

    P.S.: Muito bom o blog!

    ResponderExcluir
  3. Hum... A pergunta faz sentido, mas acho que o Matheus não devia se rebelar tanto contra isto, afinal, sem esta via, sem o -inho, como alguém ia achar ele bonito? =X *runs*

    ResponderExcluir
  4. Agradecido pelo apoio, Baikal! XD

    ResponderExcluir
  5. Eu to rindo de vc, Matheus! Que coisa é essa de querer saber do nosso bonitinho?! Bonitinho é bonitinho, uai. Deixa a gente ser feliz! Deixa a gente se derreter por qualquer coisa que nos toque. E ache graça nisso, rs. Ache bonitinho a gente achar bonitinho,hehehe. Aaah, num tem nada mais gostoso que ver algo bonitinho. É uma coisa que a gente sente, entorta a cabeça pro lado, e diz: - Que bUnitinhU... Mesmo que pra você seja feio. E quando dizemos bonitinho, não quer dizer feio arrumado,rs. Oh, eu já pensei em uma explicação racional pra dar pra vc. Mas não achei. Então, deixa assim, Math. Não se chateie, nem queira entender, pra quem saber, poder concordar conosco. Até porque, não é mt bonitinho (pra mim) um homem entortando o pescoço e suspirando - Que bunitinhu! ;) =P

    ResponderExcluir
  6. HAEOAEUOHAUHOAE pior que o baikal tem razão!

    ResponderExcluir
  7. Ai que texto Bunitchinho!!!huahuahua
    Realmente, essa pergunta nos deixa com dúvidas, é algo tão natural que nem reparamos.... E se de repente achássemos tudo feio?! Olha que sem graça! Então, são as mulheres as maiores responsáveis por dar uma "cor"/embelezar o mundo opaco dos homens. heheh
    =D

    ResponderExcluir
  8. ressuscitando o tópico =D

    Eu falo bonitinho pra td, é uma coisa natural minha, e qdo falo bonitinho é pq é bonitinho msm. XDD
    Eu sempre fui sincera e qdo acho feio eu falo na cara =x

    Bom, essa é minha conecepção de bonitinho ^^

    ps: pra quem não me conhece, prazer Lita, namorada do matt XDD ( ele vai me matar qdo ver isso XD)

    ResponderExcluir
  9. Boa teoria, Nivea! XD

    E sim, a Lita é a minha namorada linda que eu amo demais! *-* E matar? Claro que não, vou é beijar! =X

    ResponderExcluir

Damas e cavalheiros, por favor sejam educados, ponderados e não cometam nenhum crime em seus comentários.
Os comentários são submetidos a seleção e aprovação, portanto não fique triste se o seu não for exibido.
Agradecemos,
Equipe do DvC

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...